Ida

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE ASSISTENCIAL - IDA

Desde agosto de 2001 a Fundação Escola de Enfermagem R. W. Johnson e a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos desenvolvem um Projeto de Integração Docente Assistencial na UBS do Campo dos Alemães e área de abrangência. O objetivo principal é contribuir para a melhoria das condições de saúde e adequar a formação do Técnico em Enfermagem às necessidades de saúde da população.

A integração Docente Assistencial é uma metodologia utilizada no Brasil desde a década de 70, principalmente por universidades públicas. Essa experiência da Fundação Escola de Enfermagem R. W. Johnson e da Secretaria de Municipal de Saúde de São José dos Campos  é a primeira no país desenvolvida por uma escola de nível técnico.

MUITAS ATIVIDADES VÊM SENDO DESENVOLVIDAS, DENTRE ELAS:

Expansão dos estágios dos alunos do curso Técnido em Enfermagem, permitindo atuação no nível primário da assistência à saúde em cada componente curricular.

Maior aproximação dos docentes e discentes com as necessidades de saúde da população.

Desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde.

Comprometimento da equipe da UBS no processo formação dos Técnicos em Enfermagem.

Construção do Espaço de Educação para a Saúde da Unidade Básica do Campo dos Alemães.

Inaugurado em outubro de 2005, este Espaço é utilizado pela equipe da unidade e pelos professores e alunos da Fundação Escola de Enfermagem R. W. Johnson para a realização de atividades de educação em saúde voltadas para a comunidade.

Doação de todo o mobiliário e equipamentos do Espaço de Educação para a Saúde.